Curta nossa pagina no Facebook

SIGA-NOS NO TWITER

MAPA DE MOSQUEIRO

COMPARTILHE

Programas para Baixar Grátis

Alcohol 120% Adobe Flash Player CCleaner Emule
FilZip Google Chrome Google Earth Internet Explorer
KM Player Media Player Classic Messenger Plus MSN Messenger 2009
Download Accelerator Plus FormatFactory uTorrent Virtual DJ
XP Codec Pack Windows Media Player 11 Winamp Winrar
VDownloader Avast Avira Kaspersky
NOD 32 Microsoft Security Essentials Adobe Reader Skype
Directx Photo Filtre Shareaza Messenger Discovery Live
Puxa Rapido Revo UninstallerTeam Viewer The Gimp
Feito por Orionn Almeida

PREMIER: UMAS DAS MELHORES APARELHAGEM DO PARÁ É MOSQUEIRENSE

Fotos: Pedro Paulo Durinho - 13-04-2013
Fotos: Pedro Paulo Durinho - 13-04-2013

Esta é a carreta do Mega Sonzão Premier 3D, a aeronave do som do amigo LINO SENA, que representa muito bem a Ilha de Mosqueiro no que se refere a aparelhagem sonora.

Considerada uma das melhores do Estado do Pará, o Premier tem viajado por vários municípios desse “país” chamado Pará e levado o nome de nossa Bucólica Ilha de Mosqueiro.

As feras soltas, e que fazem o povo se soltar com as marcantes, técnos, melodys e uma infinidade de músicas de vários gêneros, são os DJs LEVY, JÂNDERSON, LÉO PREMIER E LOURO MIX.

Esses garotos não deixam nada a desejar para os famosos. Aliás, que eles também são famosos e humildes, o que é mais importante.

Lino Sena promete surpresas ainda no decorrer deste ano. Será que a NAVE vai voar mais alto? Conhecendo o Lino como eu conheço, não duvido nada.

MUTIRÃO DE LIMPEZA NAS PASSAGENS IGREJINHA, DIAMANTINA DE OLIVEIRA, AREÃO E TRANSVERSAIS-PANTANAL/VILA

MOTO PASSEIO DOS NAMORADOS SERÁ REALIZADO NO DIA 16 DE JUNHO

FOTOS: IDEVALDO DE SÁ- 08/04/2013
FOTOS: IDEVALDO DE SÁ- 08/04/2013

O "moto passeio dos namorados", evento realizado há 25 anos sempre culminando no Distrito de Mosqueiro, neste ano de 2013, será realizado no dia 7 de julho.

Segundo Vera Santos, coordenadora do evento, mais de 6.000  motociclistas participarão do mesmo, que sairá às 08:00h da BR 316 em Belém e encerrará na praia do Farol em Mosqueiro onde um palco estará montado com duas bandas fazendo a animação.

Na chegada, duas motos e vários brindes serão sorteados entre os participantes que efetuarem suas inscrições nos pontos futuramente divulgados neste Site.

A Coordenadora, que é a criadora do evento, além da Agência Distrital de Mosqueiro, contará com o apoio da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Estadual, AMUB, SAMU e GBEL.

Qualquer motociclista, devidamente habilitado e com equipamentos adequados poderão participar, fazendo sua inscrição com 1kg de alimentos não perecíveis, que serão distribuídos para instituições de caridades.

 

Texto: Pedro Paulo Durinho

Foto: Idevaldo Sá.

 

OBS: A FOTO ACIMA FOI PUBLICADA QUANDO O AGENTE DISTRITAL AINDA ERA O SENHOR EDINEI CALIXTO. PORÉM, A PARTIR DE 21 DE MAIO O AGENTE DISTRITAL É O SENHOR GILBERTO NASCIMENTO. ( FOTO COMPLEMENTAR ). 

MOSQUEIRO PERDE AGENTES DE PROTEÇÃO A CRIANÇA E AO ADOLESCENTES

Por ordem da Doutora  Maria das Graças Alfaia, juiza da Vara da Infância do Fórum Distrital de Mosqueiro, foi extinto no Distrito o grupo de Agentes de Proteção a Criança e ao Adolescentes. O grupo que vinha desenvolvendo um excelente trabalho através de rondas e fiscalização, impondo  a disciplina e proibição de menores em estabelecimentos e locais não permitidos já está fazendo falta, pois menores de até 13 anos de idade são vistos consumindo bebidas alcoólicas em festas e bares no Distrito de Mosqueiro. Segundo informações de ex agentes a extinção é motivada pelo fato de a magistrada não ter aberto Edital, o que fez com que as nomeações fossem revogadas. Com a situação quem perde é o Distrito de Mosqueiro, que volta a ser visto como "A cidade sem Lei" no que se refere ao Estatuto da criança e do Adolescente. Mosqueirenses solicitam a senhora juiza que reveja com carinho a sua decisão e que dentro da legalidade retorne com os agentes, que são de fundamental importância para a ORDEM PÚBLICA no Distrito.

 

Texto: Pedro Paulo Durinho.

 

Fotos: Orionn Almeida.

PANTOJA FIGHT CENTER (PFC) REVELA LUTADORES DE MMA

Acompanhando a febre do momento, as lutas de MMA, Mosqueiro não deixa a desejar em organização, dedicação e técnica de luta com seus bons lutadores treinados pelo competente professor Ronaldo Pantoja da Academia Physical Center, localizada à rua Marquês Braga, bairro do Areião, na Ilha de Mosqueiro.

Formado em Fisioterapia, o professor, ex-lutador, com seu projeto audacioso tem tirado muitos jovens do caminho da ociosidade e levado para o mundo do esporte.

Em suas promoções, a Pantoja Fight Center ( PFC ) tem apresentado bons lutadores e atraido bons públicos.

Nas fotos acima destacamos alguns momentos de uma noitada de minutos de muito Fight.

Na primeira foto duas belas mulheres que anunciam os rounds.

A segunda foto mostra à esquerda o lutador Pit bull, no centro, três lutadores da academia de Ronaldo e a direita o professor Ronaldo Pantoja.

Na foto seguinte vários lutadores pousam para a foto de Orion Almeida.

Na quarta foto Fabricio e Assombrosinho em combate em uma noitada de luta na sede do Parazinho, luta  que foi vencida pelo lutador Fabricio, conforme mostrado na quinta foto onde o lutador exibe o seu troféu de campeão.

Fabricio, de 21 anos de idade é mosqueirense, faixa azul em Jiu Jitsu, cordel vermelho em Muay Thai, e em seu curriculo acumula os títulos de vice-campeão intermunicipal de Jiu Jitsu no Municipio de Santa Bárbara, já acumula três vitórias e uma derrota.

O lutador Assombrosinho tem 23 anos de idade, é lutador de MMA, peso galo, campeão intermunicipal de Jiu Jitsu em Santa Bárbara, campeão peso galo do Figth Box MMA em 2013, campeão paraense de Muay Thai, é cordel vermelho em Muay Thay, faixa roxa em Jiu Jitsu, e em quatro lutas venceu três e foi derrotado uma vez.

Ronaldo Pantoja, altamente conceituado na Ilha de Mosqueiro pelo seu desempenho em favor do esporte pode ser contactado através do celular 8344-9934.

 

Texto: prof. Pedro Paulo Durinho

Foto: OrionnLennon

 

UEI ROTARY NAZARÉ-MOSQUEIRO NA LUTA CONTRA A VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA A CRIANÇA E O ADOLESCENTE

No momento em que todo o Brasil se manifesta, mais uma vez, pela luta contra a violência Sexual contra a criança e o adolescente, Mosqueiro não poderia ficar de fora, e a UEI ROTARY NAZARÉ, localizada a rua Ramal do DMER, bairro de Carananduba neste Distrito de Mosqueiro, mais uma vez segue o caminho do Brasil e vai a luta. Como aconteceu nos anos anteriores, segundo informações da coordenadora daquela UEI, pedagoga e psicopedagoga Eliana, um grande número de pessoas é esperado na caminhada que acontecerá na próxima sexta feira e percorrerá as ruas Ramal do DMER de onde sairá, a rua Lalo Mota até a praça do bairro de Carananduba, a caminhada passará pelas escolas Abel Martins e Abelardo Conduru onde serão feitas manifestações através da arte cênica e da música. Alunos das Escolas Abel Martins, Abelardo Conduru, Maroja Neto, Anna Barreau Menineia, Lauro Chaves, Angelus Nascimento, Honorato Filgueiras da Baia do Sol, Escola de Carananduba e Começo Feliz, além da UEI Bacuri, da Baia do Sol, Assembléia de Deus e grupo de idosos estarão se juntando a comunidade para participarem do evento que culminará com um grande show em um palco montado na praça de Carananduba. Polícia Militar, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros e Agencia Distrital de Mosqueiro dão apoio a manifestação.

 

texto: Pedro Paulo Durinho.

 

Foto: Arquivo.

PROJETO “A PRAÇA É NOSSA” ANIMA FINAIS DE SEMANA EM MOSQUEIRO

TEXTO: PEDRO PAULO DURINHO
FOTOS: ORIONN ALMEIDA

A PRAÇA MATRIZ É DO POVO NA ILHA DO MOSQUEIRO

A Agência Distrital de Mosqueiro, é incentivadora do projeto ' A PRAÇA É NOSSA" que ocorre todos os sábados na praça matriz da Vila com os artistas regionais se apresentando no coreto a partir das 21:00 h. As familias mosqueirenses e os visitantes saboream e curtem a boa música na Ilha.

Veja a programação e venha aproveitar Mosqueiro!

 

DATA

ATRAÇÃO PRAÇA DA VILA AS 21:00 h

11/05

Grupo Legal (Alberto e Rosinha)

18/05

projeto música na estrada em frente ao praia bar

25/05

Roberto Araujo  com voz & violão

01/06

a praça é nossa no forro

07 e 08/06

abertura do maior evento de São João do Pará 10º forroilha

 

 

Texto: Pedro Paulo Durinho e Beto Messias.


Foto: Orionn Almeida.


 

FERNANDO ROBALO SOBE MAIS UM DEGRAU DA ESCADA DA VIDA

FOTO: ORIONN ALMEIDA-22/04/13
FOTO: ORIONN ALMEIDA-22/04/13

Fernando Robalo ( camisa de mangas comprida ), um dos mais atuantes servidor da Agencia Distrital de Mosqueiro, que já assumiu vários cargos, inclusive o de Agente Distrital Interino, neste dia 22 de maio sobe mais um degrau da escada da vida, completa mais um "aninho" de idade. Seus amigos e admiradores lhe saúdam em nome de Deus.

 

Valeu portuga. Traz  o Gigante de volta.

 

Texto: Pedro Paulo Durinho.

 

Foto: Orionn Almeida.

 

AGÊNCIA DISTRITAL DE MOSQUEIRO PARTICIPA DO JOSBEL 2013

FOTO: ORIONN ALMEIDA
FOTO: ORIONN ALMEIDA

O JOSBEL ( JOGOS DOS SERVIDORES DO MUNICIPIO DE BELÉM ), QUE TEVE INÍCIO NO DIA 17 DESTE MÊS DE MAIO TEM A PARTICIPAÇÃO DA DELEGAÇÃO DA AGENCIA DISTRITAL DE MOSQUEIRO. NA FOTO ACIMA, NO DESFILE DAS EQUIPES, AS TRÊS REPRESENTANTES DO DISTRITO MOSTRARAM A ALEGRIA QUE O MOSQUEIRENSE TEM. A AGENCIA ESTÁ PARTICIPANDO EM FUTEBOL DE CAMPO E FUTSAL ADULTO E MASTER, FUTSAL E VOLEI ADULTO FEMININO. A PRIMEIRA VÍTIMA DAS MENINAS NO FUTSAL FOI A GUARDA MUNICIPAL QUE FOI DERROTADA POR 3X0 COM SHOW DE BOLA DE SAMARA E VITÓRIA. NO CAMPO MASCULINO ADULTO OS GAROTOS DA ILHA APLICARAM IMPIEDOSA GOLEADA DE 13X0 NO CINBESA. OUTROS RESULTADOS SAIRÃO NO DECORRER DA SEMANA.

AGÊNCIA DISTRITAL DE MOSQUEIRO, SECON E FEIRANTE DO CAJUEIRO FECHAM PARCERIA

Em reunião realizada na tarde de terça feira, 05 de maio no auditório da Agencia Distrital de Mosqueiro, envolvendo o Agente Distrital, Edinei Calixto; o senhor Marcão, Diretor de feiras da Secretaria Municipal de Economia e feirantes de peixe, caranguejo e hortifruti do porto do cajueiro em Carananduba neste Distrito de Mosqueiro. Os feirantes, em sua grande maioria trabalhadores do comércio de peixe, solicitaram aos representantes do executivo municipal a instalação de uma feira coberta em um terreno em frente a atual feira à margem do igarapé cajueiro.

Os representantes da Prefeitura Municipal de Belém, após ouvir os feirantes, solicitaram aos mesmos, que os ajudem no ordenamento daquele logradouro, solicitaram ainda uma relação dos atuais trabalhadores daquele comércio, incluindo caranguejeiros e hortifruteiros para que providências sejam tomadas no sentido de padronizar as barracas, inclusive com cobertura. Foi solicitado ainda aos feirantes, que dentro do ordenamento não permitam que ninguém se instale naquele local sem o aval da prefeitura em comum acordo com a Associação dos feirantes.

Quanto a feira coberta no local em frente a atual é um projeto da Prefeitura, mas depende de desapropriação ou compra do terreno, além de outras situações burocrática, o que inviabiliza a execução de imediato, mas que está na pauta da Secretaria Municipal de Economia e da Agencia Distrital de Mosqueiro para execução futura.

 

Texto: Pedro Paulo Durinho.

 

Fotos: Orionn Almeida.

AGÊNCIA DISTRITAL DE MOSQUEIRO HOMENAGEIA SERVIDORES PÚBLICOS

TEXTO: PEDRO PAULO DURINHO E BETO MESSIAS
FOTOS: ORIONN ALMEIDA

Dia 1º de Maio os funcionários públicos municipais tanto da ADMOS como de outros órgãos do município de Belém, serão homenageados pela Agência Distrital de Mosqueiro, com um almoço regado a atrações musicais da banda Skema X. “ As comemorações serão na casa de shows Murubas à praia do Murubira a partir das 12:00hs”, afirma Edér Cardoso chefe de gabinete da Agencia Distrital.

 

Texto: Pedro Paulo Durinho e Beto Messias.


Fotos: Orionn Almeida.

PASSEATA DO ARREPENDIMENTO

Militantes do Partido dos Trabalhadores, aproveitando as homenagens pelo Dia do Trabalhador, na Ilha de Mosqueiro, aproveitaram para manifestar sua histórica insatisfação com o poder público municipal. Com faixas e palavras de ordem, como fazem com maestria, em um reduzido e fanático grupo mostraram que ainda não esqueceram o que o prefeito Edmilson Rodrigues fez em Mosqueiro. Com faixas, lembraram que muito dinheiro, mais de cem milhões de reais foi enterrado nas várias ruas de Mosqueiro, por Edmilson, quando deveriam resolver o problema do abastecimento de água e o problema do esgoto. Edmilson tentou plantar dinheiro enterrando vários tubos mexendo com todo o esgotamento sanitário da ilha, mas não cocluiu a obra porque descobriu que estava tudo errado e o dinheiro já havia sido gasto.

Na área de educação, a única biblioteca pública que tinha no Distrito e que funcionava onde hoje é a ILHA NET, foi desativada na administração do prefeito petista, assim como os campeonatos de volei feminino e masculino e FUTSAL masculino e feminino, que também foram extintos no governo petista. Aliás, que a trairagem toda começou quando os "companheiros" trairaram o maior responsável pelo PT em Mosqueiro, professor Mauro Braga, por quem temos muita admiração.

Somos muito solidários aos nossos manifestantes, que continuam arrependidos de terem acreditado no governo vermelho, que gastou milhões em duas grandes bacias, que hoje servem de criadouros de sapos e mosquitos.

É verdade, são cem dias de administração. Mas, será que é mesmo sem água? Será que hoje Mosqueiro é mais periférico que há vinte anos ? O que o governo vermelho fez para que seus seguidores acumulassem tanta raiva assim ? Será que é vergonha de ter perdido a grande maioria de seus seguidores ?

Todos têm direito de mostrar suas insatisfarções. porém, não devem esquecer suas falhas gritantes no passado.

 

PROJETO RUAS DE LAZER

 

Acontecerá no próximo sábado (11), no bairro do Bom Fim o projeto da ONG VIVA Mosqueiro “RUAS DE LAZER”. O bairro foi escolhido no 3º Encontro “Rosa Shock das Mulheres Mosqueirense”, que aconteceu no mês de Março. O grande objetivo da ONG é oferecer à comunidade ações nas áreas de assistência social, trabalho, educação, saúde, esportes e lazer, preparando pessoas cidadãs para enfrentar os desafios de viver.

O projeto que foi idealizado pela ONG VIVA Mosqueiro e tem o apoio total da Vereadora Eduarda Louchard, o “RUAS DE LAZER” iniciará as 8hs e vai até as 12hs. Nele acontecerá brincadeiras como futebol, queimada, tênis de mesa entre outros como desenho e pintura para as crianças. O projeto irá atender crianças, jovens, adultos e idosos da comunidade.

Na noite de segunda-feira (06) os voluntários da ONG VIVA Mosqueiro fizeram uma reunião com a presença da Vereadora Eduarda, acertando detalhes de como funcionar as atividades no bairro. No sábado será escolhido o próximo bairro que ira receber o “RUAS DE LAZER”, que acontecera no dia 25 de maio.

 

TEXTO: JUNIOR SOUSA

 

FOTOS: GOOGLE

 

CAMPANHA DE VACINAÇÃO

A Campanha de Vacinação foi prorrogada até o dia 10/05. Informanos as Unidades de Saúde de Mosqueiro contempladas para atender a demanda.

- Unidade de Saúde da Baia do Sol (telefone: 3773-1166)

- Unidade de Saúde do Maracajá (telefone: 3771-5975)

O público alvo são os idosos e gestantes. Compareça, pois o vírus ainda está circulante e a única forma de combatê-lo é a vacina.

 

 

Texto: Adna Leitão

 

REQUERIMENTOS DA VEREADORA EDUARDA LOUCHARD

A vereadora Eduarda Louchard apresenta aos seus eleitores e ao povo mosqueirense cópias dos requerimentos emitido ao prefeito Zenaldo Coutinho e ao presidente da Câmara dos Vereadores pedindo melhoria para o Distrito de Mosqueiro.

 

Texto: Pedro Paulo Durinho.

O ADEUS A MIKE DE MOSQUEIRO

As fotos acima mostram o sepultamento de MIKE., personagem que teve aparições relâmpagos em programas de televisão de níveis nacionais, como Domingão do Faustão e Ratinho, após ser postado por um adolescente cantando e tocando violão de maneira cômica.

A minha opinião é de que Mike deveria sim receber um sepultamento digno como todos merecem, mas não posso concordar com os exageros de pessoas que aparentemente, naquele momento estavam querendo promoção pessoal.

Sou a favor da solidariedade humana e das homenagens. Mas, fico a perguntar porque pessoas como JOÃO SOARES ( grande desportista ), e SIBAMBA ( cantor de grande qualidade ), que mesmo sem aparecimento de seu corpo, merecia ser homenageado, claro,  sem querer aqui desmerecer a homenagem feita pela Estação Primeira de Maracajá.

Sei que posso ser bombardeado  pelas pessoas que usam da demagogia para se promoverem, mas a verdade é que respeito MIKE, mas o personagem nunca foi artista, nem mosqueirense e muito menos somou alguma coisa para a cultura do Distrito. Que me provem o contrário aqueles que acham que estou errado.

 

Texto: Pedro Paulo Durinho e Paulo Paiva.

 

Fotos: Orionn Almeida.

Reunião Comunitária do Pantanal/Vila, com os vereadores ELIAS ALMEIDA e EDUARDA LOUCHARD

Nos dias 22  e 27  de março/2013, às 20 horas,  estiveram presentes na sede social do Pão de Santo Antonio, sito à rua Coronel José do Ó (3ª rua), a convite da comissão de moradores do pantanal composta pelos senhores Antonio Carlos Dias (sargento), Elizeu (missionário da igreja Filadelfia), Eurico Bentes Bahia, Paulo Sergio Paiva e Herick Barbosa para uma reunião comunitária de interesse da comunidade local, tendo como pontos de pauta: 1. documento de reivindicações nas áreas de saneamento: nova rede de abastecimento de água e esgoto na referida área de ocupação do pantanal; abertura e limpeza de valas nas laterais direita e esquerda nas vias de acesso; recolhimento do lixo domiciliar e entulhos; posteamento e luminárias no final da passagem Igrejinha do pantanal e sobre a ponte do canal cariacanga e outras áreas; aterramento etc. 2. assessoramento gratuito para criação, fundação e legalização do Estatuto Social do nosso movimento de ação comunitária a ser denominada de MAC PANTANAL. De acordo com as propostas, os vereadores Elias, se propôs encaminhar nossas reivindicações aos secretários municipais para o atendimento do pleito, o que de fato foi feito, aguardando visita dos técnicos das secretarias de urbanismo; Serviço de Água e Esgoto e de Saneamento. Quanto ao assessoramento gratuito para criação,  fundação e legalização do Estatuto da nossa entidade comunitária se colocou à disposição para a solução do problema. A vereadora Eduarda, apresentou e distribuiu as pessoas presentes cópias de requerimentos solicitando em nome da ilha, melhorias em todas as comunidades como: ação de limpeza, serviços do carro coletor de lixo domiciliar e remoção de entulhos (restos de material de construção etc); ampliação do nº de garis na própria ilha; serviços de manutenção nos mercados e feiras, etc.

 

Texto: Paulo Sergio Paiva

Imagens: Pedro Paulo Durinho

 

 

 

MANTENHA MOSQUEIRO LIMPO

Foto: Orionn Almeida - ASCOMUS-ADMOS em 29/03/2013.
Foto: Orionn Almeida - ASCOMUS-ADMOS em 29/03/2013.
Foto: Orionn Almeida - ASCOMUS-ADMOS em 29/03/2013.
Foto: Orionn Almeida - ASCOMUS-ADMOS em 29/03/2013.

Queremos chamar a atenção dos nossos internautas para as duas fotos acima postadas. A primeira mostra sacos de lixo com gramas jogados no tronco de uma mangueira na avenida 16 de Novembro. A segunda são galhos de árvores, lixo caseiros, restos de materiais de construção e outros materiais orgânicos, jogados no acostamento da Avenida Beira Mar do Ariramba. Seria normal se os carros coletores de lixos domésticos e entulhos não houvessem passado fazendo retirada dos lixos na quinta-feira, pela parte da tarde.

Precisamos de sua opinião de como fazer para educar algumas pessoas a não transformar nossa Ilha em um grande lixão.

Poste seu comentário abaixo no SITE.

 

Texto: Pedro Paulo Durinho e Orionn Almeida.

Fotos: Orionn Almeida.

 

SECRETÁRIO MUNICIPAL DE ECONOMIA VISITA FEIRAS E MERCADOS DE MOSQUEIRO

SECRETÁRIO DE ECONOMIA DA PREFEITURA DE BELÉM VISITA FEIRAS E MERCADOS EM MOSQUEIRO

 

O secretário de Economia da Prefeitura de Belém, MARCO AURÉLIO LIMA DO NASCIMENTO, esteve no Distrito de Mosqueiro na manhã deste sábado, 13, visitando feiras e mercados na Ilha.

Acompanhado do Agente Distrital, Edinei Calixto e da vereadora Eduarda Louchard. O secretário conversou com o presidente da Associação dos Barroqueiros de Venda de Comidas Típicas da Ilha de Mosqueiro-ASBAVETIM, da praça matriz da Vila Michel Nunes, que solicitou ao secretário uma cobertura, pois a atual é muita pequena e os fregueses ficam vulneráveis a chuva e sol.

No Mercado Municipal da Vila, locatários/permissionários solicitaram ao secretário reforma na estrutura do prédio, principalmente no piso do mercado onde funciona a venda de hortifrutigranjeiros.

Ainda na Vila, Marco Aurélio visitou a feira de importados, localizada na rua que divide a praça Cipriano Santos da praça Princesa Izabel ( primeira rua) e acenou para uma reunião que será marcada ainda para este mês de abril, quando tratarão do destino daqueles feirantes.

No mercado do Chapéu Virado, o secretário foi recebido por tapioqueiras do espaço localizado em anexo aquele mercado e pelos locatários daquele logradouro público, que solicitaram melhoramentos em suas estruturas.

Recebido pelos feirantes da ponte do cajueiro no bairro de Carananduba, onde o produto mais comercializado é o peixe, e em conversa com o presidente dos feirantes, Anderson da Silva, o secretário ouviu a principal reivindicação daqueles feirantes. “ O terreno aqui em frente é o nosso sonho de consumo, é o local perfeito para a instalação desta feira e acabaria com o congestionamento do trânsito em altas temporadas”, disse Anderson Silva.

Ainda no Carananduba, o secretário visitou o mercado e as barracas da praça daquele bairro. No mercado foi solicitado pelos locatários apenas manutenção, enquanto que os barraqueiros da praça solicitaram menos burocracia na liberação dos documentos para a legalização de funcionamento.

Marco Aurélio, que chegou em Mosqueiro às 08:00h, encerrou as visitações às 11h30min. na praça de Carananduba de onde se dirigiu para participar de uma reunião com empresários do ramo de hotelaria e pessoas ligadas a exploração do turismo na Ilha realizada em uma pousada no bairro de São Francisco.

 

Texto: Pedro Paulo Durinho.

            Fotos: Orionn Almeida.

DEPARTAMENTO DE AÇÕES E SAÚDE DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE BELÉM RECEBE MORADORES DO BAIRRO DE SUCURIJUQUARA DO DISTRITO DE MOSQUEIRO.

 

Moradores do bairro do Sucurijuquara no Distrito de Mosqueiro, representados pelas senhoras Berenice Chaves, Francilene Gomes, Kelly Vale, dentre outras, na manhã de 5ª feira, 04 de abril/2013, foram recebidos no gabinete da diretora do Departamento de Ações e Saúde (DEAS-SESMA), Selma Alves, para tratarem de assuntos relacionados ao atendimento de saúde naquele bairro.

  Os representantes dos moradores daquela comunidade, entregaram ao chefe de Atenção Básica daquela secretaria, Iudi Magalhães, um abaixo assinado por moradores do Sucurijuquara, Ipixuna, Curva da mica, Assentamento Mártires de Abril e Assentamento Paulo Fonteles, com várias reivindicações, dentre elas: falta de medicamentos, de manutenção do prédio que está deteriorado inclusive impedindo as atividades de atendimento odontológico, de médico,  de agentes comunitários de saúde, de ambulância, retorno do programa família saudável, vigilância 24 horas e cumprimento no horário dos servidores.

  Iudi Magalhães respondeu aos representantes, que na terça-feira, 02 de abril do ano em curso, vários medicamentos chegaram à Unidade de Saúde daquele bairro, faltando apenas medicamentos para hipertensão e diabétes, que chegarão ainda neste mês de abril o que foi confirmado pelas enfermeiras Carol Bastos e Ana Luiza, que participaram do encontro que contou também com as presenças da vereadora Eduarda Louchard e do Agente Distrital de Mosqueiro, Edinei Calixto.

  Iudi, relatou ainda, que aquela Unidade de Saúde está cadastrada nos programas, REQUALIFICA UBS e PMAQ ( Programa de Melhoria do Acesso ao Atendimento ) e que uma coordenadora distrital estará exclusivamente disponivel para tratar de assuntos relacionados a saúde na ilha, ficando à disposição dos gerentes das Unidades de Saúde e da população.

  O chefe de Atenção Básica, falou ainda, que o prédio passará por reformas e que até o dia 13 deste mês e ano a Unidade estará com médicos para atendimento dos moradores daquela comunidade e seu entorno.

  Iudi disse também, que vários Agentes Comunitários de Saúde estão sendo chamados, e que o sucurijuquara e áreas adjacentes serão contempladas.

  A diretora do DEAS, Selma Alves, pediu desculpas aos moradores, mas esclareceu que um médico foi encaminhado para aquela comunidade através do PROVAB ( Programa de Valorização da Atenção Básica ) do Governo Federal, mas que o mesmo. foi aprovado em um concurso de outro Estado e reicindir o contrato com a SESMA.

  Representantes de moradores, vereadora e agente distrital sairam satisfeitos com a resolução da secretaria, que recebeu todo o aval do prefeito Zenaldo Coutinho para suprir as necessidades daquela Unidade de Saúde de maneira imediata.

 

Texto: Pedro Paulo Durinho e Paulo Paiva.

Fotos: Orion Almeida.